PARA REFLETIR

PARA REFLETIR

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

semana da patria?

Depois de ser precionado pela população de Sarandi a se definir em relação ao lixão, o governo municipal resolveu demonstrar que ainda lidera alguma coisa.
Reuniu hoje de manhã em frente a PMS alguns alunos e professores da rede de ensino, para o hasteamento da Bandeira Nacional, sob o Hino Nacional e Municipal.
Tal reunião foi feita com o argumento de ser a semana da pátria.
SEMANA DA PÁTRIA?
Posso estar errado pois não sou o dono da verdade, na semana da pátria deveriamos comemorar nossa independência no dia 7 de Setembro deveriamos lembrar-no de nossa libertação, libertação de que? Será que o erro é só meu? Nos libertamos de Portugal, más somos escravos de uma divida enorme, de leis mal feitas onde quem pode, burla-a sem o menor constrangimento, somos subalternos de politicos corruptos que fazem festa com nosso dinheiro.
Deixando de lado a questão de datas comemorativas, há motivos para que estas crianças comemorem alguma coisa pela pátria?
O que a pátria faz por eles? eles tem moradia digna? o salario de seus pais é suficiente para subsistência de suas familias? o ensino público que a pátria lhes ofereçe, especialmente o municipal é de qualidade?
Como se não fosse motivos justos, ainda resta dizer que estes alunos ficaram vários dias sem aulas devido um surto de gripe, e justamente quando voltam a sala de aula, são obrigados a prestar homenagem a pátria.
A patria não mereçe tal homenagem.

Um comentário:

  1. Boa tarde...

    Sabemos do longo processo entre "comemorar" e "realizar'...é uma espécie de questionamento maquiavélico daquele tipo de que os " fins justificam os meios" aqui no Brasil é assim, se "comemoram" antes, realizam "quem sabe"...

    Portanto, caro Edvaldo, continue estendendo seu profícuo conhecimento sóciopedagógico aos seus vizinhos, às associações de bairros, conselhos, enfim nos espaços de "Controle Social" para que aí sim, possamos estarmos incluindo estes excluídos da nossa cidade e os tornando participantes diretos de uma nova cidade a ser construída com a força de gente comprometida com uma sarandi de todos, mas para todos.

    Parabéns pelo Blog...

    ResponderExcluir