PARA REFLETIR

PARA REFLETIR

segunda-feira, 7 de junho de 2010

EM DEFESA DO SISTEMA DE COTAS

Olhando nosso passado, podemos perceber que o fim da escravidão por si só não foi o suficiente para integrar os antigos escravos na sociedade.
Eles nunca receberam terras nas quais pudessem produzir e nunca tiveram acesso a serviços fundamentais como saúde e educação, fatores fundamentais para a conquista da cidadania.
Desta forma continuam cativos a ignorância, sem perspectivas mínimas de sobrevivencia, uma vez que libertos se viram de um dia para o outro sem lugar no novo Brasil "livre".
Nós, da Secretaria de negros e negras do P.SOL/PR, acreditamos que o estado deve assumir o papel de "reparar" a exclusão que ele próprio patrocinou durante 350 anos.
Sem essa ação nunca nos incluiremos na sociedade. nós que somos a metade da população do Brasil, seremos sempre tratados como "minoria".
A adoção de cotas para estudantes negros no ensino é importante pois no Brasil, os filhos da burguesia sempre tiveram acesso garantido as universidades públicas. num país onde a população pobre e semi-analfabéta o dinheiro público sempre foi direcionado para educação dos ricos. Ainda sim consideramos que essas medidas para a população negra são incompletas, devido ao nível de dificuldade que um pobre negro enfrenta na sua inserssão na academia, uma vez que a grande maioria dos pobres no Brasil são negros.
As cotas raciais se inserem nas chamadas "politicas compensatórias". São o reconhecimento do estado ao racismo e a todas as formas de exclusão que foram intensificados pela sua ação através da escravidão africana e da " abolição" divisicionista e não inclusiva.
Essas politicas que o estado brasileiro adotou não caíram do céu, elas são resultado de toda a luta que a raça negra travou para a sua sobrevivência, organizando-se ou não desde os tempos de Zumbi dos Palmares e todo o negro que fugia das senzalas, passando pelos abolicionistas do século XIX e pelo movimento negro organizado do secúlo XX. Sao conquistas de um povo negro que um partido revolucionário deve incorporar, manter e encontrar formas de aumentar a abrangência.
Os resultados até agora alcançados pelas cotas são animadores, estudos realizados juntos as instituições que adotaram o sistema demonstra que o rendimento médio entre os cotistas é tão bom quanto os demais alunos, pois os cotistas são, na maioria dos casos os primeiros de suas famílias ou comunidade a entrar na universidade, motivados, agarram a oportunidade com força e vontade.
As cotas funcionam como um mecanismo de equalização de oportunidades e proporcionam a abertura das portas das universidades para um contingente expressivo de alunos, que de outra forma não teriam acesso ao ensino superior.
Mais de 52 mil alunos negros foram beneficiados. este exemplo positivo, dissemina-se entre as principais universidades do pais, o que possibilitará a ampliação de oportunidades para um grupo ainda maior de estudantes, sinalizando que apesar do esperneio de setores estes sim minoritários avançamos na luta.
( Secretaria de Negras e Negros do P.SOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário