PARA REFLETIR

PARA REFLETIR

terça-feira, 12 de julho de 2011

PADRE EDINEI RIGOLIN EXCLARECE

ESCLARECIMENTO
Eu, padre Edinei José Rigolin, pároco da paróquia Nossa Senhora das graças de Sarandi, venho por bem esclarecer diante de todos, principalmente dos blogueiros, um mal entendido. Quero acima de tudo, deixar claro que minha posição política é a-partidária.
Cabe a mim buscar e promover justiça, quando assim sentir necessário. No blog do Silveira, numa noticia do dia 02 de julho, com a manchete “carro em chamas”, quando uma pessoa anônima fez um comentário (venhamos que quando se é anônimo não tem credibilidade e também não tinha nada a ver com o contexto apresentado) citando que a Srª. Lucia Volpato teria sido expulsa da comunidade católica.
É bom esclarecer algumas questões internas da igreja. Dentro das normas da Igreja católica, alguns cargos são confiáveis a leigos, sendo que muitos são eleitos e outros de confiança do padre como é o caso do Conselho Econômico Paroquial, os cargos são de 2 anos podendo o mesmo ser prorrogado por mais dois. A Srª. Lucia Volpato, ocupou o cargo de coordenadora executiva, cargo que ocupou por 2 anos (2009 – 2010), que ao término deste período, ela, por questões pessoais, achou por bem deixar para que outros ocupassem e dessem a sua contribuição na Igreja.
Diante, deste fato, quero deixar bem claro que a Srª. Lucia Volpato nunca foi e nunca será expulsa da comunidade católica, uma vez que, não é política da Igreja expulsar um membro de igreja. A Igreja está para acolher e não expulsar. Tanto é verdade que a Srª. Lucia volpato continua atuante, exercendo algumas atividades dentro da comunidade e da paróquia.
Portanto, deixo a minha indignação, pois os meios de comunicação social deve estar a serviço da comunidade para informar, denunciar e esclarecer fatos e acontecimentos que são verdadeiros e verídicos e não para difamar e denigrir a imagem ou a reputação de pessoas.
Diante disto, digo e afirmo aquilo é justo, diante de Deus, porque “A justiça faz uma nação prosperar, mas o pecado empobrece os povos” (Provérbios 14,34).
Pe. Edinei José Rigolin

Ps. Em postagem anterior, reconheci o erro em publicar o tal comentário citado pelo Pe. Edinei, e pela mesma via do comentário, fiz meu pedido de desculpa.
Este espaço está a disposição da senhora Lucia para qualquer outro esclarecimento.
A partir deste, estarei mais atento as postagens de comentários, para que o constrangimento que causei a pessoa da senhora Lucia, não se repita com mais ninguém através do meu blog.

Um comentário:

  1. é preciso deixar claro que quando digo que você fala pelos cotovelos não estou falando bobeiras ou uma opinião sem sentido.
    Olha o grau que chegou a situação, de o padre ter que se explicar via um blog, perante a comunidade fatos que não passam de fofoca, conversas sem sentido e comentários de mau gosto que vem por meio do seu blog e ficar se envolvendo em brigas políticas dentro do município.
    O pior ainda é que coloca pessoas que não tem nada haver com denúncias e problemas políticos que existem dentro município, ou seja, fazer o padre vir se explicar sobre assuntos que não tem nada haver com a paróquia, trabalho social ou coisas do gênero foi o pior.
    Isso é um sinal para refletir sobre as coisas que escreve, sobre as opiniões que tem e sobre o critério que utiliza sobre o publicar e não publicar.
    Mas discordo totalmente do padre sobre a questão de desvalorizar o opinião de pessoas anônimas, pois se a pessoa busca o anonimato é por algum motivo, e isso deve ser respeitado, um exemplo é quando a policia pede para se fazer uma denúncia anônima sobre algum delito e algum crime para poder ser solucionado algum caso que esteja trazendo prejuizo a ordem social, porque esse tipo de anonimato não criticado? Ou seja, deve ser criticado a atitude de se publicar algo ou não, o valor do impacto que aquilo que está sendo dito ou não perante as pessoas.
    veja se publica isso para debatermos.
    E outro detalhe é que acho que o lugar do padre é na igreja fazendo o trabalho de fraternidade entre as pessoas e trabalhos sociais para uma melhor vida entre as pessoas, não ficar dando explicações em um blog que só gera polêmicas.

    ResponderExcluir